quarta-feira, 21 de maio de 2014

Filetes de peixe com broa ( 4 pessoas )


Ingredientes:
. 4 filetes de peixe gato ( + ou - 800 grs )
. 1 alho francês
. 2 raminhos de hortelã da ribeira
. 1 colher de sopa de margarina vaqueiro
. 150 grs de broa de milho
. 2 malaguetas vermelhas
. 2 colheres de sopa de azeite
. 1 ramo de salsa
. sumo de 1 limão
. pimenta preta q.b.
. sal q.b.

LEGUMES:

. 1 beringela
. 2 courgetes
. 3 cenouras
. 2 colheres de sopa de azeite
. sal q.b.
. pimenta preta q.b.
. 2 colheres de sopa de molho inglês ( ou soja )

Preparação:Comece por temperar os filetes com sal, pimenta preta e um pouco de sumo de limão (reserve um pouco de sumo para a broa). Deixe marinar durante 20 minutos. Unte um tabuleiro de ir ao forno com margarina vaqueiro, cubra o fundo com o alho francês ás rodelas 
( se sobrar alho francês, use na mistura de legumes ) e os ramos de hortelã da ribeira. Disponha os filetes sobre o preparado no tabuleiro. Preparação da broa: Numa trituradora, junte a broa aos bocados, as malaguetas picadas, a salsa picada, o azeite, um pouco de pimenta preta moída e um pouco de sumo de limão.Triture tudo. Cubra os filetes com este preparado de broa. Leve o tabuleiro ao forno a 200º C entre 30 a 40 minutos ( tempo suficiente para cozinhar e tostar a broa ).
Enquanto o peixe cozinha no forno, prepare os legumes a seu gosto ( com ou sem casca, aos cubos, ás rodelas, etc ). Num tachi/frigideira com azeite, adicione os legumes e deixe cozinhar entre 10 a 15 minutos, tempere de sal e pimenta. Um pouco antes de desligar o lume, adicione o molho inglês/soja. sirva o peixe acompanhado dos legumes. 

Nesta receita pode usar qualquer peixe de carne branca a seu gosto, assim como os legumes.

Sem comentários:

Enviar um comentário